sábado, 15 de julho de 2017

MONUMENTO ITACUMBÚ - Artigas UY.

No Departamento de Artigas no Uruguai, quem passa pela capital departamental de mesmo nome na direção do oeste uruguaio em busca da região termal (ou não), nas proximidades do povoado de Tomás Gomensoro encontrará o Monumento Itacumbú. Nos chamou a atenção por estar no meio do nada, primeiramente achamos que seria um monumento dedicado a alguma batalha ou mesmo a heróis de guerra, um pouco também por nas lápides em cima constar nomes de militares de altas patentes. Somente depois pesquisando ficamos sabendo do que se tratava.

Monumento Itacumbú - Artigas / UY.

No dia 9 de janeiro de 1938 um bimotor da força aérea argentina perdeu o controle e caiu ao sobrevoar o noroeste uruguaio numa área isolada localizada próxima da confluência dos Arroios Itacumbú e Zanja Honda.

Na ocasião o avião voltava de uma cerimônia na Fronteira Brasil / Argentina com destino à Base Aérea de El Palomar em Buenos Aires. Nesta cerimônia foi colocada a primeira pedra para construção da Ponte Internacional, sobre o Rio Uruguai, que ligaria a cidade de Paso de Los Libre / Argentina à cidade de Uruguaiana / Brasil. No evento estavam presentes o presidente do Brasil Dr. Getúlio Vargas e também o da Argentina o Gal. Agustín Pedro Justo.

O avião, um Lockheed B.12 (Electra Junior), da Força Aérea Argentina, conduzia 2 tripulantes e 7 passageiros, entre eles Eduardo Justo, filho do presidente argentino, os demais eram oficiais militares de alta graduação. Na queda a aeronave foi totalmente destruída e os 9 ocupantes morreram. O acidente é atribuído por muitos devido ao mau tempo, mas nunca foi devidamente confirmado.

Em memória as pessoas importantes envolvidas na tragédia se ergueu um monumento com o objetivo recordatório do ocorrido. O monumento não está localizado no local do acidente, está a aproximadamente 5 quilômetros da queda. 

Monumento Itacumbú - Uruguay.

O monumento é conhecido também por "Los Caídos de Itacumbú". De acordo com Maria Feris Feris, que define o monumento e fornece uma explicação sobre suas características arquitetônicas, trás: "É um prisma de granito com 14 metros de altura, 4 metros de largura por 1,20 de espessura. Uma cruz em baixo relevo com cerca de 10 metros. O prisma é suportado por um semi circulo de 14 metros de largura e 13 degraus de acesso. Isso daria uma altura total de 18 metros".

No dia em que estivemos não sabíamos muito da história, há 9 lapides acima da escadaria na base da cruz, com os nomes dos envolvidos. Deixamos o local em respeito e prosseguimos nossa viagem, vindo a saber posteriormente do que se tratava.

Foram quase 10 anos de nossa passagem por Itacumbú, achei interessante resgatar essa história, através de pesquisas e relatos, pois achei muito curioso aquele monumento, imponente na vastidão da campanha.



MONUMENTO ITACUMBÚ - RECORDAÇÃO DE UMA TRAGÉDIA NA SOLIDÃO DO PAMPA URUGUAIO !!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS GOOGLE EARTH: 30º28'26.83"S - 57º25'26.39"O.



TEXTO: Valfredo Neves.
Fontes: B3A, pueblotomasgomensoro.blogspot.com. 
Em amarelo itálico: Citação de Maria Feris Feris, no texto "El desastre de Itacumbú. Accidente o Atentado?" de José A. Moreyra para actualidadesquina.com.



FOTOS: Valfredo Neves.


O acidente foi registrado no  B3A (Bureau of Aircraft Archives), que foi estabelecido em Genebra em 1990 com o objetivo de lidar com todas as informações relacionadas à acidente de aviação.


VEJA MAIS EM:





3 comentários:

  1. Valeu!"baita" esclarecimento sobre o monumento, já estava desistindo de pesquisar, então encontrei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!!!!
    Que bom que gostou do relato... Lembro que na época de nossa passagem, também foi bem marcante e curioso. Pensávamos que era algo relacionado a alguma guerra ou conflito!!!!

    Obrigado pela participação e um Grande Abraço!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela explicação, muito passei por ali para ir às termas sabia que se tratava sobre um acidente com avião mas a história em si não conhecia, obg 👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!