sexta-feira, 2 de junho de 2017

JURAMENTO - Salta AR.

Aqui nasceu a bandeira argentina.

Quando nos dirigíamos a Salta, capital da província de mesmo nome na Argentina em nossa Expedição ao Deserto do Atacama, passamos por um lugar de grande importância histórica. Me chamou a atenção um grande pórtico a margem direita da auto pista que leva a Salta. nele a inscrição "AQUÍ NACIÓ LA BANDERA ARGENTINA 13 de febrero de 1813".

Aquí nació la bandera argentina 1813.

A 1 Km as margens do rio Pasaje (Juramento) o exército patriota a comando do General Manuel Belgrano jurou em 13 de fevereiro de 1813 fidelidade a Assembléia Geral Constituinte.

Placa comemorativa ao Bicentenário do Juramento.

Neste dia 13/02/1813 o General Belgrano içou uma bandeira com listas horizontais azul-branca-azul, as margens do Rio Pasaje. A partir desse dia o exército do norte começa a usá-la como bandeira das Províncias Unidas. Com isso a bandeira espanhola já havia desaparecida do forte de Buenos Aires.

Monumento ao General Belgrano - Província de Salta / Argentina.


Monumento ao General Belgrano - Juramento - Salta / AR.

Após esse ato solene a bandeira de cores horizontais azul-branco-azul figurou em frente as tropas do exército do norte na batalha de 20 de fevereiro de 1813 e pouco a pouco em todas as Província Unidas.

Monumento ao General Manuel Belgrano.


Juramento - Salta / AR.

Como disse é um local de grande importância histórica, respeitosamente nos retiramos deixando o local como o encontramos, o silêncio era imperativo, caminhos levam em direção ao rio para direita e também seguia mais a frente, voltamos pelo acesso e fechamos o belo portão de madeira no pórtico.


JURAMENTO - AQUI NASCEU A BANDEIRA ARGENTINA!!!!!!!!!!


TEXTO: Valfredo Neves.
Fonte: Luis Borelli - El Tribuno.


FOTOS:Valfredo Neves.


VEJA O ARTIGO COMPLETO DE LUIS BORELLI EM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!