sábado, 25 de fevereiro de 2017

BALNEÁRIO DO SOL - Bonito MS



Estivemos em Bonito em abril de 2015, sem sombra de dúvida um sonho realizado. Gostamos da natureza "mais que lasanha" o que nos fez fazer um esforço enorme para conhecer esse lugar abençoado, a começar pela longa viagem de carro que foram aproximadamente 1.600 quilômetros em dois dias de viagem, partindo de Santana do Livramento - RS na fronteira com o Uruguai.

A nossa permanência em Bonito bem como as atividades realizadas serão compartilhadas no Blog em postagens distintas, nesta abordaremos nossa visita ao Balneário do Sol, "Bonito por Natureza".

Em Bonito uma das opções mais econômicas no que diz respeito a passeios é a visita aos seus balneários, são vários, podemos citar: 
  • Balneário Municipal de Bonito (7 Km).
  • Balneário do Sol (11 Km).
  • Balneário Ilha Bonita (12 Km).
  • Praia da Figueira (14 Km).
  • Balneário Lago da Capela (29 Km).
Mais econômica se avaliarmos o custo benefício, o visitante paga o acesso e pode aproveitar o dia inteiro durante os horários de funcionamento dos balneários. Optamos primeiramente em conhecer o Balneário do Sol, são 11,2 Km de estrada de terra (não pedregosa) que na ocasião encontrava-se em bom estado de conservação.

Entrada do Balneário do Sol - Bonito - MS.

A entrada é tabelada, pode-se comprar o "voucher" em qualquer agência de turismo da cidade ou mesmo no local, que os valores serão os mesmos. Esse sistema foi implantado em 1995 e é controlado pela Prefeitura Municipal. Pagamos no local, na bilheteria próximo ao relógio de sol, mas sem essa de dar uma olhadinha, tem que pagar para acessar.

Relógio de Sol no Balneário do Sol - Bonito.

Deixamos o carro no estacionamento já no interior do balneário e baixamos em direção ao rio entre os salões de jogos que contam com sinuca, pebolim, tênis de mesa e um xadrez gigante. A estrutura do balneário é ótima. 

Balneário do Sol - Bonito - MS.

O balneário conta com uma área de alimentação, com restaurante e lanchonete. É permitido levar alimentos e bebidas se for da sua vontade, pois há churrasqueiras individuais, cobertas, com pia, mesa e cadeiras. O local também conta com banheiros e quadras de esporte: vôlei e futebol de areia.

Balneário do Sol

Na parte mais funda do rio há muita diversão, pois possui um trampolim e uma tirolesa em direção a água, nessa parte a profundidade máxima chega a 3 metros e a mínima em torno de 1,70 m. 

Na ocasião da nossa visita era baixa temporada e por isso não haviam muitas pessoas, cerca de 30 apenas, espalhadas em pequenos grupos familiares. Percebi algumas reclamações em outros canais da internet, relativos a musica alta, lixo no chão e banheiros sujos na alta temporada, porém em nossa passagem não constatamos esses incômodos.

Trampolim e Tirolesa no Balneário do Sol.

O Balneário do Sol é banhado pelo Rio Formoso, que é considerado um dos principais sítios naturais que atrai visitantes a região. Dentre as atividades realizadas em ambientes aquáticos em Bonito, banho e balneário se apresentam como uma das mais frequentes entre os visitantes.

Balneário do Sol.


Parte mais funda do rio no balneário, cerca de 3 metros de profundidade.


Balneário do Sol - Bonito / Brasil.

O Rio Formoso, um dos principais atrativos da região, tem sua bacia hidrográfica (1.334 Km²), integralmente inserida  no município de Bonito. ocupando 27% de seu território.

Na área do balneário é possível visualizar Piraputangas, Curimbas e Dourados, porém só identifiquei mesmo as Piraputangas, peixe simbolo e mais abundante da região. Possui coloração prateada com a cauda vermelha, alimenta-se de frutos da mata ciliar, pesa até 3 Kg e podem chegar a 40 cm de comprimento.

Piraputangas (Brycon hilarii) no Rio Formoso.


Nadando com as Piraputangas do Rio Formoso - Bonito - MS.

O Rio Formoso apresenta cerca de 100 Km de extensão e possui todo o seu curso, de nascente a foz, inserido em áreas rurais do município de Bonito.

Rio Formoso no Balneário do Sol - Bonito - MS / Brasil.


Com a deposição contínua de carbonatos as tufas calcárias crescem formando cachoeiras e barramento naturais dos rios. 

Um terço (1/3) dos empreendimentos turísticos registrados em Bonito, estão instalados às margens do Rio Formoso e o utilizam como principal atrativo natural para o desenvolvimento de suas atividades.

Balneário do Sol - Bonito.

O balneário também proporciona uma interação, permitindo que os visitantes tirem fotos com seus animais: Búfalos, lhamas, mini vacas, pônei, emas, araras, macacos, entre outros.

Balneário do Sol em Bonito - Mato Grosso do Sul / Brasil.

Não tão raro também é possível visualizar animais silvestres transitando livres. Tivemos a oportunidade de ver uma Cotia. Trata-se de um mamífero roedor de pequeno porte, animal importante que faz o serviço de reflorestamento. Ela tem como base de sua alimentação, frutos e sementes. Tem o hábito previdente de enterrar frutos e sementes em seu território quando em abundância para que em períodos de escassez tenham uma reserva, é que em muitos casos, se não, na maioria deles, ela esquece, o que ocasiona no nascimento de uma nova árvore (no Brasil existem 7 espécies de Cotias). 

Cotia (Dasyprocta aguti).

Encerramos nossa visita ao balneário fazendo uma importante amizade, me refiro a ele, o Kiko, uma arara vermelha que mora e é o símbolo do balneário. Querido ao extremo, a simpática ave é protagonista de milhares de fotografias tiradas pelos que visitam o balneário. Também está presente no folder turístico do balneário... É encantador!

Tentei conhecer sua origem, porém várias histórias o cercam de maneira que o tornam quase uma lenda. O fato é que está feliz e bem cuidado, já está a anos no balneário, fica solto sobre o olhar vigilante de uma simpática menina que ficava em uma lojinha de roupas entre as áreas cobertas.

Kiko - Balneário do Sol.


Kiko - Arara Vermelha (Ara chloropterus)

Gostamos muito do passeio no Balneário do Sol, nadamos junto aos peixes, visualizamos a fauna livre, fizemos amigos... Foi uma agradável tarde, gostaríamos de ir mais vezes, porém haviam outros lugares para conhecer...


BALNEÁRIO DO SOL - BONITO POR NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS GOOGLE EARTH: 21º08'33.52"S - 56º24'21.79"O.



TEXTO: Valfredo Neves.
Fonte:
  • MEDINA JÚNIOR, Paulino Barroso. Avaliação dos impactos da visitação pública no rio Formoso, Bonito, MS, Brasil: subsídios à gestão ambiental do turismo em áreas naturais. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.
  • Folders Turísticos.

FOTOS: Valfredo Neves.



VEJA MAIS SOBRE AS COTIAS EM:



NO SITE OFICIAL DO BALNEÁRIO DO SOL VOCÊ ENCONTRARÁ UMA LISTA COMPLETA DE OPÇÕES DE HOSPEDAGENS EM BONITO, BEM COMO, UMA RELAÇÃO DAS OPERADORAS DE TURISMO NO MUNICÍPIO: www.balneariodosol.tur.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!