sexta-feira, 11 de novembro de 2016

GRUTA SÃO MATEUS - Bonito MS

Para realizar os passeios turísticos em Bonito, bem como praticar atividades de aventura é necessário comprar o passeio ou atividade em uma agência da cidade. São várias, a escolha é livre, porém os preços são os mesmos, pois os preços dos passeios em Bonito são tabelados para todas as agências, o chamado "Voucher Único". Algumas oferecem serviços diferenciados como mergulho noturno e translado incluído, porém o acesso e os serviços são tabelados. 

Incrivelmente aficionados por cavernas, nossa primeira procura turística foi nesse sentido. São várias as grutas e cavernas em Bonito, uma das mais famosas a Gruta do Lago Azul, na ocasião estava fechada para manutenção, também foi nos apresentados como opção a Gruta São Miguel e o Abismo Anhumas, porém optamos por conhecer a Gruta São Mateus. 

A Gruta São Mateus foi nosso primeiro passeio em Bonito, fica a 3,6 quilômetros do marco zero no centro da cidade. Seguindo por uma estreita estrada de terra, chegamos ao Museu de História Natural Kadiwéu que marca o início do passeio, enquanto esperávamos pelo guia admirávamos as peças que contam um pouco da história da região, bem como uma variedade de animais empalhados. Uma senhora nos contava que com sorte é possível admirar os macacos que ao final da tarde aparecem fazendo bagunça nas instalações. 

Museu de História Natural Kadiwéu - Ponto de encontro para o inicio do passeio na Gruta São Mateus.

Com a chegada do nosso guia turístico o Sr. Julio e mais um casal vindo de São Paulo, nos apresentamos todos e após, fomos conduzidos para o terceiro andar do prédio do museu onde começa o passeio. O uso de tênis (ou papete antiderrapante) é obrigatório para essa atividade, por evitar desconforto e possíveis atrasos na trilha e principalmente para evitar escorregões e possíveis quedas no interior da gruta. Demais equipamentos de segurança, também de uso obrigatório, são fornecidos no local, são eles: toca e luvas descartáveis e capacete de proteção.

De posse dos equipamentos, a aventura que tem duração de aproximadamente uma hora e meia começa com uma ponte suspensa que leva ao início da trilha, a mata é densa, a trilha parece subir o tempo todo, exige um pouco fisicamente, para isso existe pontos de descanso com bancos durante o trajeto. 

Ponte suspensa na trilha da Gruta de São Mateus.


Local de descanso na trilha.

O dia estava quente, a ausência do vento era notada com o abafamento no interior da mata fechada. Prosseguimos pela trilha que em solidariedade emprestava uma sombra densa até a entrada da caverna.

Trilha na Gruta São Mateus / Bonito.


Grandes árvores reforçam o quanto preservar é "Bonito"!

Na entrada está a primeira das cinco (5) paradas interpretativas em que o guia explica assuntos relacionados a caverna e ao passeio.  

A caverna São Mateus é uma atração nova em Bonito, aberta para visitação em janeiro de 2014, foi liberada após a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico (PME), que segundo a legislação brasileira (Resolução CONAMA 347/2004)*, é um requisito fundamental para que uma caverna possa ser utilizada de forma regular para o turismo. 

Entrada da Gruta São Mateus - Bonito / MS.


Acessando a Gruta São Mateus.

Ao entrarmos na caverna, entramos em outro mundo, outra dimensão. Não há vento ou corrente de ar, a temperatura no interior da caverna oscila entre 21,6 °C e 24,2 °C, e a umidade relativa entre 54,4% e 99,9%.

O passeio não é indicado para pessoas claustrofóbicas, ou ainda, com labirintite ou dificuldade de locomoção. O uso obrigatório das luvas descartáveis como equipamento de proteção se dá pela importância de não contaminar e não ser contaminado com impurezas quando em passagens estreitas ou escadas que exigem o auxilio das mãos.

Estalactites na Gruta São Mateus - Bonito.


Espeleotemas na Gruta São Mateus - Bonito / MS.

O percurso interno da caverna possui aproximadamente 150 metros de extensão, no qual é possível a visualização de diversos espeleotemas.

São chamados espeleotemas as formações rochosas existentes no interior de uma caverna, resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água. O termo é originário da língua grega, combinando "Espíleo" = caverna, com "Thema" = depósito / acumulação.

Sua ocorrência é mais comum nas chamadas rochas carbonáticas (compostas de calcário, mármore e rochas dolomíticas) e relevo cárstico.

Vários são os espeleotemas encontrados na Gruta São Mateus, como: Estalactites, estalagmites, coraloides, travertinos. O mais famoso deles é a estalagmite conhecida como "Bolo de Noiva" que lembra também a inclinada "Torre de Pisa".

Estalagmite conhecida como "Bolo de Noiva".


Gruta São Mateus - Bonito - Mato Grosso do Sul / Brasil.

A Gruta São Mateus possui 90 metros de profundidade, não apresenta cursos d'água perenes, sendo rara a ocorrência de água, limitada a alguns gotejamentos esparsos. Nosso guia o Sr. Julio comentava que centenas de toneladas de terra estavam na montanha acima de nós, enquanto nos mostrava formações em uma das paradas interpretativas.

Nosso guia em uma parada interpretativa na Gruta São Mateus.


Cavernas em Bonito - MS / Brasil.


Formações e raízes na Gruta São Mateus em Bonito - MS.

A caverna possui uma infraestrutura planejada como um sistema de iluminação de baixa intensidade, que fica ligado unicamente durante as visitas. Em dado momento, com prévio aviso o guia desliga o sistema de iluminação para que o visitante perceba a caverna em seu estado natural de total escuridão, uma das experiências mais marcantes do passeio.

Gruta São Mateus - Bonito - MS / Brasil.


Cavernas em Bonito / Brasil.

Foram instadas escadas que facilitam determinados trechos do percurso, principalmente próximas à saída da gruta, são suspensas em relação ao plano do solo e com degraus vazados o que permite o fluxo da fauna de invertebrados.

Ações como essa foram recomendadas por estudos durante o PME com o objetivo de minimizar os impactos sobre a comunidade cavernícola.

Escadas facilitam alguns trechos...


... Principalmente próximo à saída da gruta.

O nome formalmente registrado da caverna é "Gruta do Mateus", porém o proprietário e empreendedor decidiu por nomear comercialmente como "Gruta São Mateus", a propósito por haver também na região uma outra gruta chamada "Gruta São Miguel".

O nome Mateus é uma referência a um mecânico que vivia na base do morro, segundo relatos ele teria trazido o primeiro automóvel para região.

Interior da saída da Gruta São Mateus - Bonito.


Último lance para sair da gruta - Bonito - MS.

Saímos do interior da gruta como quem retorna do "elo perdido" através de um portal de tempo e espaço. Fora, a temperatura aumenta consideravelmente, já podemos retirar as luvas e o capacete, sentamos na última parada interpretativa onde o guia nos mostra lugares distantes e contava histórias regionais da Guerra do Paraguai.

Saída da Gruta São Mateus.


Quinta e última parada interpretativa.

A trilha para o retorno é a inversa do acesso, porém o censo de orientação falha um pouco e o caminho se torna irreconhecível. O caminho fica mais leve e mais fácil, pois como diz o ditado popular "Pra baixo todo santo ajuda" ou seria "São Mateus ajuda"?! A ponte suspensa marca o final da aventura que dura aproximadamente uma hora e meia como já foi comentado, agora é hora de tomar mais uma água, aproveitar a sombra e dar uma olhada nas pedras em frente ao museu.

Ponte Suspensa na Trilha da Gruta São Mateus - Bonito.


Ponte suspensa - Gruta São mateus - Bonito - MS / Brasil.

O passeio foi incrível, de meia jornada e abriu nossa temporada de férias em Bonito. É importante lembrar que há restrições em relação a idade, pois não é permitido o passeio a menores de 5 anos, a partir dos 6 anos o ingresso é valor único, mas vale muito a pena, pois o passeio é fantástico! 

Os demais lugares e passeios que fizemos em Bonito serão compartilhados em postagens exclusivas um à um, então por favor, se gostaram deixem seu comentário ao final da postagem... Obrigado pelo acesso ao Blog!



GRUTA SÃO MATEUS - UM DOS FANTÁSTICOS PASSEIOS OFERECIDOS EM BONITO / MS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS GOOGLE EARTH - 21º08'03.42"S - 56º27'16,08"O.




TEXTO:
Adaptação - Valfredo Neves.
Fonte - Informações turísticas do guia Sr. Julio, Informações turísticas H2O ecoturismo e o incrível trabalho de Lourenção et al (2014).



FOTOS: Valfredo Neves.




* RESOLUÇÃO DO CONAMA 347/2004:




DICAS: 
  • Utilize calçados fechados ou abertos presos aos calcanhares (obrigatório).
  • Utilize roupas leves e confortáveis.
  • Leve sua máquina fotográfica.
  • Leve dinheiro.
  • O uso de repelente também é recomendado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!