quinta-feira, 29 de setembro de 2016

POUSADA DO JOCA - Bonito MS.



Foi até então a viagem mais longa que fizemos, Bonito / MS está a aproximadamente 1.700 quilômetros de Santana do Livramento / RS nossa origem para esta jornada. Partimos de carro e atravessamos 3 Estados brasileiros e meio em dois dias de viagem, pernoitamos em Dionísio Cerqueira / SC e chegamos em Bonito já no crepúsculo vespertino de um dia quente do outono.

Era uma façanha para nós e ao mesmo tempo a realização de um sonho poder estar na cidade em que víamos com certa frequência em programas de televisão e revistas, sempre citada como referência para passeios de aventura e ecoturismo, atendendo o nosso perfil turístico. Bonito é considerada a capital do Ecoturismo no Brasil, a Meca dos Aventureiros.

Passando por Itaporã - Mato Grosso do Sul / Brasil.


A sinalização anuncia a aproximação de Bonito/ MS.

Logo na esquerda de quem entra no perímetro urbano visualizamos ainda aberta uma agência de turismo a qual fornecia informações turísticas. A briga agora era conseguir um local para nos hospedar, o qual aceitassem os nossos "pets" dois salsichas (daschunds). Por telefone a atendente da agência gentilmente achou após inúmeras tentativas um hotel que aceitava pets, mas o preço era muito alto para as nossas pretensões.

Lino e Bela dormindo no carro!

De posse de dois endereços de hospedagens que eu tinha encontrado na internet, resolvemos ir ao encontro para ver o que acontecia. Um deles não foi possível encontrar, o outro estava às escuras, segundo vizinhos o proprietário era visto de vez em quando pois residia em Campo Grande (capital do estado), foi quando uma menina local que se somava à conversa, se solidarizando com nossa causa comentou, "acho que na Pousada do Joca eles aceitariam seus cães".

Bingo! Fomos na Pousada do Joca e falamos com a recepcionista muito atenciosa de nome Nazaré, nos falou que não haveria problema referente aos cães, nos apresentou a pousada e nos passou as tarifas, comentando sobre a cidade, passeios, etc...

Cansados, resolvemos nos instalar e descansar, para no outro dia começar nos ambientar e saber o que Bonito tinha a oferecer... Pela manhã, já ao sair para fora, visualizamos alguns "Anus Pretos", os quais nunca havíamos visto, e assim começava a "cair a ficha" realmente do lugar em que estávamos. 

Anu Preto (Crotophaga ani)

A pousada é incrível, haviam poucos hospedes por ser fora da alta temporada (abril), você consegue juntar três itens importantes: privacidade, liberdade e segurança. O lugar ideal para descansar após os passeios, o ambiente é familiar e super agradável.

Pousada do Joca - Bonito / MS.


Pousada do Joca - Bonito / Mato Grosso do Sul.

Pela manhã conversamos melhor, a Nazaré nos mostrou algumas alternativas de passeios, bem como opções de agências de turismo e nos apresentou o Zézinho que também trabalhava na pousada, rapaz muito atencioso, não nos deixavam faltar nada. A pousada era nossa base, nosso quartel general, fazíamos os passeios e voltávamos para descansar. Sobre os passeios cada um terá sua postagem exclusiva, pois foram experiências incríveis e inesquecíveis.

Pousada do Joca - Bonito / MS.

A infraestrutura da pousada é excelente, os quartos contam com TV, frigobar, ar condicionado e internet Wireless e o atendimento é "Top".

Piscina na Pousada do Joca - Bonito / MS.

Na pousada mesmo tivemos uma experiência incrível que nos marcou profundamente e nos deu uma dimensão de que lugar abençoado era aquele. Na segunda manhã ainda no quarto me acordei com barulhos intensos nas árvores e batidas de asas bem próximas, mas quando levantei não havia mais nada... Perguntei para Nazaré do que se tratava e a resposta foi: "Era a Lara e o seu companheiro, ela vem de manhã bem cedo e à tardinha, todos os dias".  

Lara e seu companheiro.

Lara é uma arara canindé e o companheiro da Lara que não sei precisar o nome é uma arara vermelha, eles são livres (ao digitar me emociono lembrando) e param todos os dias na Pousada do Joca para se alimentar. A primeira parada é pala manhã bem cedo, quando estão indo para algum lugar que não sei precisar onde e a segunda é a tardinha quando estão voltando. É incrível!!!!!!

Nazaré colocando comida para Lara e seu companheiro.

Quando as araras chegam e a comida não está no lugar, elas aguardam, porém não se pode demorar, se não elas começam a reivindicar e a voar inquietas. Elas comem sementes e frutas, é um espetáculo!!!!!! 

Chegando para se alimentarem...


Aguardam pacientemente (até por ali)... 


Lara = Arara Canindé (Ara ararauna).


Arara Vermelha (Ara chloropterus)

Podemos nos aproximar, porém sem incomodá-las, é incrível essa interação com a natureza, foi um presente, uma experiência extraordinária. 

É possível manter uma aproximação. 

O que mais me encantou foi o fato de serem animais livres, elas vão lá por que querem, por que se sentem bem. Se alimentam e seguem suas vidas, voado livres pelo céu de Bonito.

Araras na Pousada do Joca - Bonito/ MS.

Após se alimentarem e partirem, aves menores vem e fazem um banquete com as sobras deixadas pelas araras, enquanto isso visualizamos uma dezena de papagaios se alimentando nas árvores do vizinho, o espetáculo não para.

Aves menores fazem a festa...

Bonito é fantástico, teríamos que ficar aproximadamente um mês para tentar ver e fazer tudo que é oferecido, a consciência ambiental é matéria obrigatória e as atividades em meio a natureza parecem infinitas. Não pense em encontrar uma cidade moderna, apesar da fama a cidade em si é pequena e tem seus problemas estruturais. O foco para quem visita Bonito é realmente a natureza e as atividades em sua maioria são nos arredores do perímetro urbano e algumas em municípios vizinhos, mas também há bastante o que se fazer na cidade.

Na semana em que estivemos, tentamos aproveitar o máximo fazendo atividades em três turnos, e a primeira visita foi ver de perto aqueles enormes peixes que nos chamaram a atenção na praça principal.

 
Escultura das Piraputangas na Praça da Liberdade em Bonito / MS.

Os peixes na praça se tratavam do Monumento Piraputangas, obra do artista plástico Cleir - em argamassa armada com 8 metros de altura. Foi inaugurado dia 1º de agosto de 2007.

Monumento Piraputangas - Bonito / MS.


Piraputangas - Bonito - Mato Grosso do Sul / Brasil.

Piraputanga (Brycon hilarii), é o peixe mais abundante nos rios de Bonito. A coloração prateada com a cauda vermelha confere à espécie um visual nobre, contemplado nas águas cristalinas da região. Alimentam-se de frutos da mata ciliar. Pesa até 3 Kg e pode chegar até a 40 cm de comprimento.

Piraputangas - Peixe simbolo do Ecoturismo em Bonito.

O núcleo habitacional que posteriormente se transformou na sede do município, começou em terras da Fazenda Bonito, em 1869. O município foi criado em 02 de outubro de 1948. O município de Bonito está localizado no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, região considerada como micro-região homogênea, denominada Bodoquena. Sua área territorial compreende 4.934 Km², correspondente a 14% da área total do Estado de MS.

Em nossa última manhã em Bonito, saímos antes da chegada da Lara e seu companheiro, porém Bonito não iria nos deixar partir sem nos presentear mais uma vez, agora com tucanos, uma duzia deles. Incrível ver esses animais livres assim, nas árvores e saltitando lateralmente no topo do prédio ao lado.

Tucanos vistos da Pousada do Joca em Bonito.


Tucano (Ramphastidae)


Tucanos em Bonito - Mato Grosso do Sul / Brasil.

Fomos embora felizes por todas as experiências enriquecedoras e ao mesmo tempo tristes, queríamos mais, queríamos ficar mais, queríamos morar lá. Com o Pantanal quase ao lado, deixamos para outra oportunidade, gosto disso, gosto que fique algo que me faça voltar e aqui fiquei com motivos de sobra. 

Nossa recomendação fica em torno da pousada, onde fomos bem acolhidos. Quem sabe numa próxima jornada possamos conhecer o Joca, proprietário da pousada, que estava ausente durante nossa passagem. Nossas aventuras em Bonito serão compartilhadas em postagens exclusivas, Um grande abraço a todos!!!!




POSADA DO JOCA - UMA EXCELENTE OPÇÃO DE HOSPEDAGEM EM BONITO / MS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



PROTEJA A NATUREZA E ENSINE SEUS FILHOS A AMAR OS ANIMAIS!!!!!




COORDENADAS GOOGLE EARTH - 21º07'36.37"S - 56º29'41.55"O.



TEXTO: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.



POUSADA DO JOCA:
Rua Afonso Pena, 1027 - Centro - Bonito / Mato Grosso do Sul / Brasil.

Telefone: (67) 3255 4063.

Celular: (67) 99132830 / 92276758 / 81702804 / 84329845






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!