terça-feira, 7 de maio de 2013

VILA BELGA

Em uma passada em Santa Maria a trabalho, fiquei hospedado muito próximo a Vila Belga. Abrindo a janela  do hotel quando da minha chagada na madrugada, me chamou a atenção aquelas casinhas coloridas, mas muito parecidas umas com as outras e com uma iluminação peculiar, com postes antigos que lembravam aquelas iluminações com lampiões a muito visto em filmes que mostravam como eram iluminadas as ruas antes de passar os cabos e energia elétrica. Fiquei muito curioso e logo após o café da manhã aproveitando o tempo que ainda tinha, resolvi descer lá para ver tudo de perto.

Vila Belga no período da noite.

 A Vila Belga é considerada o primeiro conjunto habitacional construído no estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em 1903, com o objetivo de servir de moradia para empregados da Viação Férrea. Seu idealizador foi o engenheiro belga Gustave Wauthier, diretor da Compangnie Auxilaire dês Chémins de Fer au Brésil, arrendatário da Viação Férrea no sul do Brasil.


Vila Belga - Patrimônio histórico Cultural do Rio Grande do Sul.


Vila Belga - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil.


Vila Belga - Santa Maria / RS.

O conjunto habitacional é representado por 84 residências, de estilo belle époque, e segue os moldes das cidades operárias belgas e francesas. Conta com paredes robustas e altas, peças amplas, aberturas emolduradas e porões espaçosos. Registra-se em todo o complexo residencial a influência art-nouveau, da Bélgica.

Casarão no Vila Belga - Santa Maria / RS

 Suas dezenas da casarões estão distribuídos nos quarteirões delimitados pelas ruas Manoel Ribas, Ernesto Beck, Dr. Vauthier e André Marques ocupados desde 1903 até o presente por funcionários da Viação Férrea.

A Vila Belga foi tombada em 6 de junho de 1988 como Patrimônio Municipal e em 2000 como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

Número de uma das casas da Vila Belga - Santa Maria / RS.

RUA ERNESTO BECK
Ernesto Beck era filho de fabricante de tamancos, que tinha sua casa comercial na Rua Pacífica, hoje Doutor Bozano. Diante de um acordo com o Poder Público, Beck havia cedido uma parte de suas terras para abertura de uma rua que ligava a antiga estação férrea com o centro da cidade.

Casas coloridas da Vila Belga - Santa Maria - RS.

Tal acordo, no entanto, não foi efetivamente honrado. Por razões desconhecidas, Ernesto desistiu do compromisso firmado, somente mais tarde, com a ingerência de João Daut, que propôs uma troca de terras, a abertura da rua veio a se concretizar.

Orgulho de ser ferroviário.


Ao fundo o prédio da Cooperativa - Vila Belga / RS.

 Pela doação Ernesto Beck recebeu uma homenagem, e seu nome figura em uma das ruas mais importantes de Santa Maria, próxima a antiga estação férrea na Vila Belga.


Vila Belga - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil.




VILA BELGA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



TEXTO: Fonte - Arquivos da Secretaria Municipal de Turismo da cidade de Santa Maria. Essa informações foram colocadas em placas explicativas nos acessos da Vila Belga.
Introdução e legendas - Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!