sábado, 21 de janeiro de 2012

VILLA SERRANA - UY

Estivemos em Villa Serrana no Departamento de Lavalleja após uma frustrada tentativa de visitar o "Cerro Arequita" em Minas capital departamental, pois chegamos ao "Complejo Arequita" numa segunda-feira pela manhã e nos informou uma senhora nada simpática que ali se tratava de uma área privada e que só atendiam ao público externo aos sábados, domingos e feriados.

Cerro Arequita - Minas - Departamento de Lavalleja / UY.

Pois bem, seguimos viagem e segundo informações há dois caminhos distintos que levam a Villa Serrana, ambos pela "Ruta 08". A primeira entrada fica no Km 139, com uma melhor vista, porém na época (abril/2011) sua estrada não estava em boas condições. Optamos pela segunda entrada que fica no Km 145 a aproximadamente 30 quilômetros da cidade.
Nessa entrada, bem próximo a rodovia há uma espécie de "marco" com a inscrição VILLA SERRANA que dá as boas vindas mostrando os atrativos que o lugar oferece, são eles: Caminhadas, passeios a cavalo, passeios de bike, visualização de tudo, pois o lugar é muito bonito.

Marco no acesso a Villa Serrana, Ruta 08 Km 145.

Ainda na entrada do outro lado, agora na esquerda há uma placa tipo um mural com o mapa do lugar, estes murais estão espalhados por toda Villa Serrana e neles mostram o mapa de toda vila, referências, atividades e restrições, as referências trazem um ítem muito importante que é o "você está aqui" mostrando o ponto exato de sua localização ao visualizar o mapa e mostrando também outras opções para o seu deslocamento.

Circuito Villa Serrana - Lavalleja / UY.

No primeiro momento a impressão que se tem é que se está entrando no vilarejo dos "Hobbits do Senhor dos Anéis", casas lindas na sua simplicidade com verdes campos, umas longe das outras, escarpas de pedras, mata nativa, terreno pedregoso, estradas de terra muito bem conservadas formam um emaranhado de caminhos sempre balizados por placas que indicam os seus respectivos destinos. A vila possui poucos habitantes permanentes, apesar disso o movimento nos finais de semana é bastante intenso.

Primeira visão da vila, na estrada portão de entrada da Villa Serrana.


Terreno pedregoso com verdes campos.


Caminhos balizados com seus respectivos destinos.

Existem algumas pousadas na vila para quem deseja passar o final de semana, caso for passar o dia ou uma passada breve, como fizemos, o recomendável é deixar o carro na região central onde está localizado o lago e dali partir para os passeios. A Villa Serrana também possui algumas restrições, são elas: Está terminantemente proibido caçar, pois é um lugar de preservação ambiental, é proíbido também acampar bem como ascender fogueiras e desmatar a mata nativa.

Lago na região central da Villa Serrana.

Ficamos por longo período na região central onde tem um belo lago e uma pequena represa, também há um belo lugar chamado "Baño de la Índia" para se refrescar em dias de verão, mas dessa vez não tivemos o prazer de conhecer.

Villa Serrana - Departamento de Lavalleja / Uruguai.


Represa na Villa Serrana - Lavalleja / UY.


Represa na região central da Villa Serra - Lavalleja / UY.

Encontrando esses pedacinhos de céu escondidos por aí, cada vez mais me apaixono pelo Uruguai, pelo Brasil, pelo mundo, pela vida.

VILLA SERRANA, UM LUGAR DE TRANQUILIDADE QUASE ABSOLUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Mais sobre turismo no Departamento de Lavalleja em: www.lavalleja.gub.uy/web/lavalleja/turismo


Coordenadas para represa: 34°19'14" S - 54°59'20" O.



TEXTO: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!