quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARQUE NACIONAL de SANTA TERESA - URUGUAI

Não vou narrar a nossa visita propriamente dita ao Parque Santa Teresa, pois foi uma passada breve. O nosso tempo para o período da tarde, conforme o nosso planejamento diário foi dedicado em sua grande parte para visita à Fortaleza de Santa Teresa* (ver link no final da postagem). Embora não permanecendo muito tempo, tivemos o prazer de percorrer grande parte de suas estradas e presenciar alguns de seus grandes atrativos como praias maravilhosas, áreas de camping bem cuidadas e limpas e um simpático zôo, devido à premência de tempo não podemos visitar o "Sombráculo e o Invenáculo" (veremos mais adiante), ficando para uma próxima oportunidade.

O Parque Nacional de Santa Teresa está localizado no Departamento de Rocha - Uruguai, entre os quilômetros 302 e 306 da "Ruta  9" (Rodovia Nacional nº 9). Conta com uma área de mais de três mil hectares e mais de dois milhões de árvores. Embora essa região do Departamento de Rocha seja caracterizada por grandes dunas, o projeto de Santa Teresa optou por um reflorestamento em um critério mais amplo, utilizando-se não só de exemplares da flora nativa do Uruguai, mas também exótica do mundo todo.

O nome do parque vem da Fortaleza de Santa Teresa, que está situada no interior do mesmo e que faz parte do patrimônio histórico e cultural do país.

Há duas entradas principais para o parque, ambas vistoriadas por militares do exército, que é quem administra a fortaleza e me pareceu que o parque também, pois vimos militares fazendo manutenção em diversas áreas do parque. A entrada do Km 302 é a entrada principal para o parque e dará acesso inicialmente às áreas administrativas, a segunda entrada a do Km 306 é o acesso principal para quem vai à Fortaleza de Santa Teresa. Devido a sua extensão, o melhor meio de conhecer o parque e suas praias é de carro, para quem ficar por mais dias a dica é conhecer de "bike" os seus mais de 60 Km de estradas e trilhas. As estradas principais são asfaltadas e fazem a ligação entre as zonas de camping, as praias e as atrações, com placas que orientam, para que os visitantes trafeguem com facilidade.

Parque Nacional de Santa Teresa - Uruguai.


As zonas de camping são limpas e bem cuidadas e possuem água e energia elétrica. Existem áreas com menos estrutura em caso de preferência, opção por menor preço ou lotação dessas primeiras citadas, porém não se pode acampar em qualquer lugar, somente em áreas demarcadas para tal. Para quem busca comodidade e conforto há aluguel de cabanas.


Parque Nacional de Santa Teresa - Departamento de Rocha / UY.

Como atrações, além das praias que veremos em seguida e da "Grande Fortaleza" o parque oferece um pequeno, porém simpático zôo, um museu dedicado ao trabalho do historiador Horácio Arredondo, o Invernáculo (jardim de inverno) formado com uma grande estrutura de granito e vidro, com uma infinidade de plantas exóticas dos cinco continentes, o Sombráculo (jardim de verão), também possui  o "Roseiral" mais importante do país, com mais de 330 diferentes espécies e ainda miradores de aves e baleias.


O simpático Zôo.


Punta de la Monza, com um pouco de sorte e na época certa é possível avistar baleias.

O parque também possui cinco belas praias, são elas:
"Playa de la Monza" - Chamada assim por que nos primórdios chegou à sua costa um corpo decapitado de uma moça. Este é um lugar rochoso indicado para pesca e contemplação.
"Playa de las Achiras" - Caracterizada por ser uma praia de mar calmo.
"Playa Cerro Chato" - Praia de água fria, geralmente encarada pelos surfistas.
"Playa del Barco" - A segunda maior, chamada assim por que um grande barco encalhou alí. É uma praia mais tranquila ideal para as crianças.
"Playa Grande" - Como indica o seu nome é a mais extensa.


Punta de la Monza e ao fundo Playa de la Monza.


La Monza, Lugar rochoso indicado para pesca e contemplação.

O parque apresenta toda estrutura em alta temporada, como lanchonete, mini-mercado, açougue, restaurante, serviço de saúde, odontológico, bombeiros, banheiros, banho quente, aluguel de cavalos, fliperama, etc... Enfim, tudo para que os visitantes não precisem se deslocar a longas distâncias para suprirem necessidades do dia a dia.

No interior do parque, as estradas principais são asfaltadas.



PARQUE NACIONAL de SANTA TERESA - URUGUAI, UMA PASSADA BREVE QUE FICOU COM GOSTO DE "VOLTAREMOS"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS:
Acesso do Km 302 = 33°59'52.27"S - 53°34'04.46"O

Acesso ao Km 306 = 33°57'58.39"S - 53°33'13.17"O

Zôo = 33°59'13.66"S - 53°32'54.79"O

Punta de la Monza = 33°58'32.56"S - 53°31'47.64"O



* Veja a postagem sobre a Fortaleza de Santa Teresa em:



TEXTO: Valfredo Neves.




FOTOS: Valfredo Neves.






4 comentários:

  1. Ei. Estamos eu e meu namorado pensando em ir pra esse local... sabem alguma coisa a respeito do camping nesse local?

    Se quiserem, visitem meu blo tb www.eaivoueu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Elen!
    O que eu poderia acrescentar mais do que foi comentado na postagem é que se paga uma pequena quantia, mas vale apena, pois tem água encanada com torneiras individuais e também energia elétrica, banheiros, etc...
    Estivemos no parque fora de temporada (abril), estava praticamente vazio, porém na alta temporada (verão) o movimento é intenso.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. A área do parque é linda, mas quero denunciar as condições dos animais em cativeiro do Zoológico, principalmente um casal de macacos babuínos com um filhote. Os animais estavam morrendo de fome e comendo a grama na área limite da jaula, pois estavam sem comida, mal conseguiam pegar uma folhinha da grama, pois a cerca não cabe os dedos dos animais. O zoológico é desumano com jaulas pequenas para animais de médio porte. Um horror!

    ResponderExcluir
  4. Fico realmente triste com essa informação, quando passamos por lá parecia estar tudo bem... Temos visto por aí exemplos de dedicação e responsabilidade no que diz respeito a criação em cativeiro, mas também temos nos deparados com situações semelhantes, meu coração parece sangrar com determinadas situações, se presencio essa cena no pequeno Zoo, lhe juro que teria procurado a administração ou alguém responsável... Mas enfim o seu comentário foi muito importante, vou tentar entrar em contato por email com a adiministração do parque e ver o que pode ser feito ara corrigir esse insidente e verificar se é rotineiro ou se foi um descuido isolado.

    Obrigado pelo seu comentário, ele é muito importante para o nosso projeto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!