sexta-feira, 29 de abril de 2011

"VALLE EDÉN"

A distante 25 km da cidade de Tacuarembó pela "Ruta 26" rumo a cidade de Paysandú encontramos o "Valle Edén", passando pelo "Cerro Cementerio" (veja no marcador Cerros) e em seguida por uma ponte que atravessa o arroio Tambores, logo a esquerda avistaremos a entrada para o Vale do Éden identificada com placas azuis que apontam o caminho.

Placas azuis na "Ruta 26" que indicam a entrada para o Vale do Éden.


Placa azul indicando patrimonio cultural, camping, restaurante, hospedagem e banheiros.

Logo em seguida a cerca de 1 km já encontramos os primeiros atrativos desta que é uma zona muito rica para quem busca cultura e contato com a natureza. À esquerda teremos duas grandes áreas de camping, uma denominada "El Mago" e a outra "El Zorzal Criollo" ambas com toda estrutura pronta para acampamentos como bastante sombra, churrasqueiras, banheiros, etc. Em seguida passamos pelo arroio "Jaboneria" onde avistamos a sua "Puente Colgante" (falaremos mais adiante), a estrada segue seu curso normal, mas quando chega na altura do arroio é reforçada com concreto, onde é engolida pelas águas do "Jaboneria" obrigando os veículos a passarem pela água, muitas pessoas se refrescando no arroio, pois a estrutura de concreto forma piscinas rasas de um lado e de outro da estrada (observe mais adiante nas fotos da "Puente Colgante"). Não muito distante passamos por uma bifurcação onde a estrada oferece dois destinos distintos, para esquerda é o caminho que leva às "Marmitas" (curiosas formações resultante da erosão fluvial em seu leito rochoso, a qual desta vez não tivemos o prazer de conhecer), para direita é a estrada que nos levou para o restante de nosso passeio, a poucos metros já encontramos na esquerda a "Posada Valle Edén" que oferece serviços completos de hospedagem e inclusive passeios de "montan bike", na direita entramos no Museu Carlos Gardel, onde gostaria de frisar fomos muito bem recebidos, no lugar está em exposição toda vida do cantor, seus pais, seus casamentos, móveis, pertences, discos, fotografias, documentos e provas que revelam seu nascimento em Tacuarembó, também é possível assistir um filme em uma sala especial de aproximadamente 30 minutos que mostra toda sua trajetória.

Museu Carlos Gardel.


Museu Carlos Gardel - Vale do Éden.


Interior do museu.


O belo jardim do Museu Carlos Gardel.


Museu Carlos Gardel - Tacuarembó / UY.

Baixando o museu encontramos a estação ferroviária Vale do Éden, muito bem conservada e com duas locomotivas e vagões desativados abertos para visitação, também podemos admirar a grande caixa d'água que antigamente era usada para abastecer a caldeira das antigas locomotivas a vapor. Pela estação ainda passam trens que transportam arroz e principalmente madeira nesta viação férrea que une Montevidéu a Rivera no norte do país. Na estação também há churrasqueiras e muitas mesas para refeições em uma agradável sombra que atendem aos muitos ônibus de excursões que fazem turismo no local.

Escadarias que unem o museu à estação "Valle Edén".


"Estación Valle Edén".


Estação Vale do Éden - Tacuarembó / UY.


A grande caixa d'água...


Antiga locomotiva...


Antiga locomotiva, aberta para visitação...


No interior do vagão desativado.

Seguindo pela estrada novamente, essa mesma que é um antigo caminho que leva até o próximo povoado chamado Tambores (antigo caminho, pois é uma estrada de terra , hoje em dia para ir até Tambores, basta seguir a "Ruta 26" até a entrada que leva ao povoado por caminho asfaltado), encontramos uma das "Puentes del Ferrocarril", a qual passa sobre um dos braços do arroio, onde paramos para uma rápida refrescada em suas águas rasas, gelada e tão limpa que dava para visualizar o fundo pedregoso do córrego. seguindo em frente há mais pontes do trem chamadas "Puentes del Ferrocarril" que foram construídas pelos ingleses, também é o caminho para quem vai ao "Mirador del Valle Edén" e também para o "Pozo Hondo" (cascata de vários metros que se encontra entra o Vale do Éden e Tambores), resolvemos deixar para próxima.

"Puentes del Ferrocarril" - Vale do Éden.

Do banho gelado na ponte do trem retornamos e novamente no "Jaboneria" paramos para passar em sua "Puente Colgante". Traduzindo a "Puente Colgante" seria ponte suspensa, essas pontes surgiram há séculos e são bastante usadas em lugares de difícil passagem como desfiladeiros, rios, etc. Essa ponte foi construída em 1928 e é um ícone representativo no turismo departamental (estadual). Paramos para passar na ponte, havia mais pessoas do que quando passamos anteriormente, muitas famílias com chimarrão aproveitavam a tarde do domingo ensolarado e quente, uma placa limitava a doze pessoas por travessia na ponte, o Lino (dashchund) empacou e não foi nem arrastado, teve que cruzar no colo, foi muito legal a ponte parecia balançar em duas direções, para frente em forma de onda e para os lados parecendo uma balança, muito legal mesmo...

"Puente Colgante" - Sobre o arroio "Jaboneria".


"Puente Colgante".


"Puente Colgante" - Tacuarembó / UY.


"Puente Colgante" - "Valle Edén".

Pois bem! Já de tardinha partimos para fazer os 136 km até Livramento antes de anoitecer. Foi um dia muito intenso, visitamos o Balneário Iporá, "Gruta de los Cuervos", "Cerro Cementerio" e os vários atrativos do Vale do Éden em um único dia, onde o interessante seria um dia para cada lugar. Apesar de conhecer todos esses lugares incríveis ainda faltou a visita à lugares que eu tenho certeza serão marcantes como os citados acima, são eles: "Las Marmitas", "Pozo Hondo", "La Cueva de Chivo" e "Pueblo Tambores", ficamos devendo, e quando eu fico devendo meus amigos eu volto pra pagar...



VALE DO ÉDEN, CULTURA, LAZER E NATUREZA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Coordenadas para Puente Colgante 31°49'17.88"S - 56°10'29.36"O
Coordenadas para o Museu carlos Gardel 31°49'25.33"S - 56°10'36.56"O


Veja mais sobre o Vale do Éden como eventos realizados, como chegar, galeria fotográfica, arredores, e outros links em: http://www.posadavalleeden.com.uy/ .


Saiba mais sobre "Puentes Colgantes" em: es.wikipedia.org/wiki/Puente_colgante .



TEXTO: Valfredo Neves.


FOTOS: Valfredo Neves.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!